quarta-feira, 29 de outubro de 2008

VIGILÂNCIA SANITÁRIA RECOMEÇA A VISTORIA
12/7/2004

Os fiscais da Vigilância Sanitária começaram a percorrer as padarias de Cachoeiro que foram classificadas com 1 ou 2 estrelas. No total, serão vistoriados 23 estabelecimentos, que tiveram 60 dias para se adequar às normas sanitárias.
Segundo Nametala Alves de Almeida, chefe da Vigilância Sanitária, ontem foram vistoriadas cinco padarias. “Geralmente são inspecionados 302 itens, e se forem encontradas irregularidades que interferem na qualidade do produto oferecido ao cliente, o local é notificado,” disse.

Autuações
Quando os fiscais voltam aos estabelecimentos irregulares e constatam que não foram feitas adequações, eles aplicam multas que podem chega a R$ 600; após três autuações o local pode ser interditado. Já aquelas padarias que se adequaram às normas sanitárias podem requerer nova visita dos fiscais a fim de requalificarem o estabelecimento, aumentando seu número de estrelas.
Segundo Nametala, os problemas mais comuns encontrados nesses locais são a falta de higiene nas cozinhas e falta de limpeza e manutenção dos maquinários e vasilhames utilizados no preparo dos alimentos. “Houve padarias em que encontramos até ratos e baratas nos ambientes de produção”, relata.
Ele lembra também que o estabelecimento, seja qual for, tem a obrigação de expor a classificação de estrelas que possui. “É uma forma de alertar o consumidor sobre a qualidade do produto que está adquirindo”, alerta Nametala. O consumidor que não encontrar explícitas as informações referentes à padaria podem denunciá-la à Vigilância Sanitária, já que é direito do consumidor ter à vista a qualificação do estabelecimento.

Nenhum comentário: