quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Inspire-se na Primavera!
Isaura Pinho Caliari

Dicas & Truques
Ao relacionar a primavera com a alimentação o mais provável é pensarmos em saladas, e temos razão, nelas as cores dessa estação se manifestam em sua melhor forma. O assunto é muito explorado, mas alguns comentários históricos e com relação a hora de servir a salada são interessantes.

A palavra salada deriva do latim herba salata, que significa erva salgada. Provavelmente as primeiras saladas de legumes e verduras frescas, eram temperadas somente com sal. Estas saladas cruas são muito apreciadas pelos franceses até hoje e chamadas de crudités. Alguns escritos culinários da Roma antiga, datados de Século I DC descrevem saladas mais elaboradas com legumes cozidos e crus temperados com ervas secas ou frescas, vinagre, óleo e um extrato de peixe salgado. O molho de vinagre lembra o nosso atual vinagrete básico e o extrato de peixe tem sua equivalência nas anchovas utilizadas em algumas saladas.

A arte de excitar os paladares é antiga e a salada pode iniciar ou não este processo. A salada de folhas pode ser servida como refrescante entrada, pode acompanhar o prato principal ou sucedê-lo. Ela pode até ser o prato principal em um almoço leve. Legumes cozidos ou crus, folhas de vários tons e texturas, mesmo que levem fatias de carnes frias, aves ou peixe, temperados com molho de limão, maionese, ou creme de leite também são consideradas saladas.

As cores possuem diversas qualidades e diversos efeitos excitantes sobre o sistema nervoso do observador. As cores são divididas em quentes e frias, as cores quentes são psicologicamente dinâmicas e estimulantes, sugerem alegria, excitação, movimento e proximidade, como a luz do sol, o vermelho do fogo, o verde profundo das matas. As cores frias são calmantes suaves e estáticas como o gelo, estas cores estimulam o afastamento e o isolamento.

Um almoço com pratos de carne ornamentados de pequenos tomates vermelhos, cenouras passadas na manteiga, brócolos ligeiramente escaldados, uma salada de couve-flor cozida e regada com um azeite de salsa picada são exemplos de como colorir seus pratos.

A primavera chega todo ano para mudar o tom das nossas vidas e das refeições, proximidade, calor é o que ela sugere. Para sentirmos a primavera é necessário que ela esteja também dentro de nós, trazendo alegria, sorrisos, que acompanham o bom-dia no elevador. Inspirar-se na primavera é saber dizer não, e estar disponível para o sim.

Mais Informações: Site Hortifruti

Nenhum comentário: