quarta-feira, 29 de outubro de 2008


Vigilância Sanitária recolhe água mineral contaminada no Espírito Santo

22/11/2007 - Bom Dia Brasil


VITÓRIA - No Espírito Santo, autoridades de saúde condenaram a qualidade da água mineral vendida no comércio e também nos supermercados. A Vigilância Sanitária está recolhendo, em todo o estado, vasilhames de 14 marcas de água mineral. A medida veio depois de análises feitas pelo Departamento de Nacional de Produção Mineral.
Os testes apontaram a presença de bactérias e outras impurezas na água vendida por empresas do Espírito Santo. Para evitar o desabastecimento, o comércio já compra água de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
- Está vindo muita água de outros estados do Brasil para suprir a ausência da água do Espírito Santo - conta o gerente de supermercado Wanderlei Martins.
A Secretaria estadual de Saúde está analisando as marcas de água que não passaram no teste do departamento nacional. O Ministério Público também entrou no caso e já adiantou: os produtos recolhidos não vão voltar para o mercado, mesmo que os novos exames indiquem que a água não foi contaminada. Para o Ministério Público, outros problemas aconteceram.
- Vícios na sua captação, na forma de conservação, de manutenção e na sua rotulagem. Isso é inaceitável no sistema de defesa do consumidor vigente no país - afirma o promotor Saint Clair Júnior.
O Ministério Público também vai investigar o estado. Para o procurador do Centro de Defesa do Consumidor, Alexandre Guimarães, a fiscalização falhou.
- O agente público não pode brincar com a saúde pública. É dever do estado ser eficiente, e essa eficiência será exigida pelo Ministério Público - garante o procurador.
A Secretaria de Saúde do Espírito Santo divulgou nota em que informa ter feito uma contraprova em 7 das 14 marcas recolhidas e todas estariam próprias para o consumo. A secretaria prometeu ainda fazer testes nas outras sete marcas.

Nenhum comentário: