quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Cuidados para não derreter os lucros

Por Margareth Meza

De setembro a março, são consumidos 70% do total de sorvetes produzidos no País: 900 milhões de litros, entre picolé e sorvete de massa e de casquinha (soft), segundo informações da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis).

Desta forma, por se tratar de uma das categorias mais importantes para a estação mais quente do ano, os supermercadistas não devem poupar esforços para elevar suas vendas, que podem ser incrementadas com a adoção de estratégias de marketing bem planejadas e realizadas em parceria com os fornecedores.

Para garantir a satisfação do consumidor no ponto-de-venda, é importante seguir critérios apropriados de recebimento, armazenagem e exposição para este tipo de alimento. Adotar práticas adequadas em relação a esses três itens garantirá mercadorias saborosas, cremosas e altamente lucrativas.

Recebimento
Os sorvetes exigem atenção especial. Sua temperatura de conservação precisa ser mantida durante todo o percurso, desde a indústria até a loja, em no máximo -18°C. Para garantir isso, o supermercadista deve:
Determinar que os veículos responsáveis pela entrega estacionem o mais próximo possível do local de recebimento e armazenagem.

Monitorar a temperatura do baú do caminhão e, se possível, a do produto com a utilização de um termômetro infravermelho, observando possíveis sinais de descongelamento. Além disso, analisar as condições sanitárias e de conservação dos caminhões.

Verificar se as embalagens não estão violadas ou danificadas, bem como o prazo de validade do lote recebido.

Checar se a mercadoria não foi transportada com outros produtos, pois sorvetes têm grande propensão à absorção de odores.

Armazenagem
Após a conferência, a carga de sorvetes deverá ser imediatamente encaminhada para a área refrigerada para que não descongele, pois, caso isso ocorra, as características da mercadoria serão profundamente alteradas. “O sorvete é uma emulsão de gordura, leite e ar, um de seus componentes mais importantes. Ao ser descongelado, o ar é perdido e, como conseqüências, estão modificações de volume, consistência e sabor”, explica a coordenadora do grupo de engenharia e pós-colheita do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Márcia Paisano Soler.
Portanto, é essencial armazenar adequadamente os sorvetes. Para isso, alguns cuidados são indispensáveis:
Encaminhá-los imedi- atamente para a área refrigerada e os manter em câmara regulada a -25°C. No ponto-de-venda, deve-se ajustar o termostato para -18°C.
Jamais acondicioná-los com outros alimentos, principalmente aqueles cujos odores pos- sam ser transmitidos a eles, como carne, peixes e frutos do mar. Em su-ma, os sorvetes devem ficar em freezeres exclusivos.

Mantê-los distantes do chão e a 20 centímetros das paredes e a 10 centímetros do teto, prática que facilita a circulação do ar e evita contaminações e sujidades no equipamento.

Por fim, controlar periodicamente a temperatura dos balcões de refrigeração e fazer a manutenção preventiva dos mesmos.

Exposição
Mesmo com vendas elevadas, há como adotar estratégias que impulsionem ainda mais o giro da categoria durante o verão. Com este objetivo, os especialistas da área recomendam:
Criar pontos extras para aumentar a penetração da categoria, como instalar freezeres no check out e próximos às saídas.

Promover degustações, principalmente de lançamentos, a fim de estimular a divulgação destes produtos.

Realizar ações do tipo “comprou, ganhou”, tais como na compra de determinada quantia de embalagens, o consumidor ganha outro produto da marca (lançamento) ou um brinde.

Veículo: Revista SuperHiper novembro de 2008

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